Dia Nacional da Energia
Mensagem

Assume um sentido muito especial, por múltiplas razões, entre as quais a própria sustentabilidade económica do País, a comemoração, a 29 de Maio, do «Dia Nacional da Energia», considerando a plena e indiscutível importância do factor energético, com uma plena actualidade no presente e global contexto. Uma das grandes opções, desde o início das funções, do XVII Governo Constitucional, presidido pelo Engenheiro José Sócrates, foi a procura de fontes alternativas à elevada dependência das importações petrolíferas, com o incrementado apoio às chamadas «energias renováveis», as quais encontram, de modo próprio na nossa Região, amplo manancial, já em aproveitamento ou em estudo de exploração. Aponto, em especial os casos da energia solar («300 dias de Sol, em média, em cada ano») e eólica, com vários empreendimentos já a funcionar ou, naquilo que pode vir a ser uma realidade, o aproveitamento da força energética das ondas do Mar, que se estende ao longo de mais de centena e meia de quilómetros na costa algarvia. Integrando-se no espírito de «Inovação e Capacidade» o prosseguir as várias acções em busca de soluções que reduzam a nossa dependência do petróleo é um caminha apontado, com um sentido directo e muito próprio na comemoração deste «Dia Nacional da Energia».
* Governadora Civil de Faro
(fonte: regiao-sul.pt)
Cumprimentos,
GRupo VErde

.jpg)










Ao todo são cerca de duas dezenas de expositores que estarão montados na Praça do Mar, junto à marginal de Quarteira, a fazer divulgação de energias mais limpas que ajudem Portugal a atingir os objectivos de Quioto. No último dia do evento, 17, há lugar a um desfile conjunto de veículos amigos do ambiente e carros históricos. Este desfile termina com um almoço confeccionado com fornos solares. A exposição de energias renováveis está integrada nas comemorações Europeias dos Dias do Sol (European Solar Days) e engloba um variado conjunto de actividades, das quais se destacam as Comemorações do Dia da Cidade de Quarteira, 13 de Maio. No dia de Quarteira destaque para o concerto de Tony Carreira às 21:30 horas e, dia 14, destaque para um seminário intitulado: “Energias renováveis e soluções de mobilidade sustentada para o Algarve”, às 14:30 horas. 




Esta central solar vem juntar-se a outras duas já em fase de conclusão naquele concelho: uma a cargo da empresa Netplan, com uma potência a instalar de 2 MW e um investimento na ordem dos 10 milhões de euros; e outra promovida pela Generg, com uma potência total de cerca de 12 MW e um investimento de cerca de 50 milhões de euros.Para Aníbal Reis Costa, “estes investimentos são geradores de riqueza, contribuem para a economia local, não só na construção com a grande empregabilidade, mas também do ponto de vista de contribuintes relevantes para a riqueza do concelho”. Com estes investimentos, a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo quer manter a aposta nas energias renováveis como forma de promover a economia regional e nacional. Este é, de resto, um dos grandes objectivos que a autarquia procura desenvolver através do projecto “Ferreira Sustentável”.





Já para finalização os ambientalistas da quercus nomearam como um dos 5 melhores factos ambientais a escalada do petróleo, já que a subida do preço dos combustíveis deu-se em tão pouco tempo, o que a educação ambiental não conseguiu alcançar devido a uma redução no consumo destes.





