quinta-feira, 14 de maio de 2009

Primeira árvore artificial viável no Mundo já purifica ar poluído na capital peruana


A primeira árvore artificial viável no Mundo já foi instalada em Lima, Peru, para purificar o poluído ar da capital. Os responsáveis pelo projecto pretendem instalar 400 destes aparelhos purificadores de ar urbano nos próximos 4anos em várias cidades do Peru. Trata-se de árvores metálicas, que, apesar de terem ramos, folhas e tronco, são capazes de simular o processo de fotossíntese, transformando o dióxido de carbono em oxigénio.

Um dos criadores deste purificador, engenheiro Fernando Eguren, explicou que anteriormente já tinham sido produzidos projectos semelhantes no Chile e no México, mas foram considerados economicamente não praticáveis. "As máquinas desenvolvidas nesses países previam um consumo de entre 48 e 68 quilowatts por hora e uma manutenção contínua, enquanto que o nosso projecto apenas utiliza 2,5 quilowatts e cerca de 60 litros de água a cada cinco horas", afirmou Jorge Gutiérrez, outro criador do projecto.

Assim, a população de Lima, que, segundo um estudo publicado em 2008, é uma das cidades mais poluídas da América latina, vai usufruir de 200 mil metros cúbicos de ar limpo.

(Jornal de Notícias)

Cumprimentos,
Grupo Verde

Sem comentários: