sexta-feira, 22 de maio de 2009

Visita de estudo à UALG (Universidade do Algarve)

No passado dia 5 de Maio nós, o Grupo Verde, levámos a nossa turma a uma visita de estudo á Universidade do Algarve. Foi-nos proposta numa conversa com o professor Nelson Sousa ao assistirmos a uma palestra sua na Escola Secundária Tomás Cabreira. Esta visita de estudo tinha os seguintes objectivos:
-Enriquecer o conhecimento da turma e também do nosso grupo;
-Ficar a conhecer as instalações e equipamentos da Universidade relacionados com a nossa temática;
-A exclusividade de podermos estar tão perto e acompanhar a evolução que a Universidade tem estado a ter ao usar e encontrar formas de aproveitar as energias renováveis, ao mesmo tempo que as estudam;
-Proporcionar momentos de lazer e convívio entre os elementos da turma.



Saímos da escola por volta das 9:30h e chegou-se á Universidade por volta das 10h. Quando o professor chegou encaminhou-nos logo para a entrada da oficina e fez uma breve explicação sobre os painéis solares térmicos e fotovoltaicos, a sua diferença, vantagens e qual o uso que lhe podemos dar nas nossas casas. Entrámos na oficina e fomos observar alguns projectos que a Universidade estava a desenvolver em termos de energia solar, encontrámos vários painéis solares.




De seguida o professor foi-nos mostrar uma “mini” casa construída com o objectivo de aquela se tornar a oficina de construção. Era uma casa um pouco ecológica, tinha o chão e o tecto aquecidos e o seu calor provinha dos painéis solares.



Entretanto a visita terminou e regressámos à escola, onde chegámos por volta das 12:30h. Os objectivos foram alcançados e, pensamos, que tanto os nossos colegas como nós tomámos consciência da grande importância das energias renováveis no nosso dia-a-dia.






Cumprimentos, Grupo Verde

Sem comentários: