sábado, 31 de janeiro de 2009

Crise é uma oportunidade para as energias renováveis

Segundo especialistas a descida do preço do petróleo e a crise financeira puderam vir em 2009 a prejudicar o meio ambiente; mas Nunes correia supõem que a crise será uma grande oportunidade para estas energias, afirmando que as oportunidades economicamente frágeis constituem um avanço para o investimento, acreditando que Portugal vai evoluir na área do ambiente e que o pacote exposto pelo nosso primeiro ministro de medidas para combater a crise é um indicio destas oportunidades, pois falando em investimentos públicos mesmo estes sendo criticados pelos ambientalista, destaca-se a subida da eficiência energética ou seja um forte sinal para os privados.
Os ambientalistas da Quercus, uns dos que mais criticam José Sócrates, afirmam que este devia limitar a construção de novas estradas, o que não trás tantas vantagens para o país, e apostar na eficiência energética e nas energias renováveis, pois sem duvida estas são o Futuro.

Já António Sá Costa, o actual presidente da associação portuguesa de empresas renováveis (APREN), crê que o panorama da crise prejudicará “levemente” os pequenos investimentos, e que se devia apostar nas energias renováveis pois hoje temos bem claro que o predomínio dos combustíveis fosseis está nos seus limites e temos que nos preparar para o futuro que nos espera, ou tentar lutar por um melhor.
Segundo a sua associação (APREN) mais de 11 % da electricidade foi produzida pela energia eólica, ou seja que em cada hora, cerca de 7 minutos de consumo tiveram origem desta energia.
Em declarações à lusa o presidente António Costa, defende que haverá alguns reajustamentos de situações de financiamento de pequenos projectos e como é claro de tempo. Pois os grandes investimentos já foram iniciados há vários anos e esses não vão sofrer alterações, mesmo sabendo que o cenário económico tem vindo a piorar. Defende também que o enfraquecimento das intenções de certos investigadores na área do ambiente deve-se à crise e ainda realça a ausência dos custos da matéria-prima das energias renováveis como o vento, sol e as ondas.
Os economistas afirmam que na área do ambiente um dos agentes fundamentais dos investimentos públicos e privados é o facto que o preço do petróleo ter-se encontrado em queda livre durante os 6 meses iniciais de 2008.
Já para finalização os ambientalistas da quercus nomearam como um dos 5 melhores factos ambientais a escalada do petróleo, já que a subida do preço dos combustíveis deu-se em tão pouco tempo, o que a educação ambiental não conseguiu alcançar devido a uma redução no consumo destes.

(Fonte: Expresso)

Cumprimentos,
Grupo Verde

Microgeração - geração do futuro

Todos os olhos estão postos na microgeração como a solução alternativa e económica de ajudar o ambiente. Deixamoa aqui dois vídeos para esclarecer os leitores do blog sobre a microgeração...

Cumprimentos,

Grupo Verde

Palestra: Energias Renováveis - Eólica

O Grupo Verde foi, na última quarta-feira, dia 28 de Janeiro de 2009, a uma palestra na escola secundária Tomás Cabreira às 10:15 horas. A Palestra teve como temática as energias renováveis, mais especificamente a energia eólica. Esta palestra só foi possível pela colaboração e oferta da universidade do Algarve (UALG) e pelos senhores professores Nelson Sousa e Raul Lana.

Esta palestra foi produzida com o objectivo de divulgar o uso da energia eólica para a produção de energia eléctrica como alternativa ao uso de combustíveis poluentes e também com o intuito de aumentar a implantação de parques eólicos no Algarve.

Nós achámos a palestra muito boa e interessante. Gostámos do facto da palestra ter começado com uma introdução às energias renováveis e só depois disso passou para o específico, a energia eólica. Foram falados aspectos que influenciam a escolha do sítio a implantar um parque eólico, dos factores que diminuem a energia eólica, os motivos de usar a energia eólica como alternativa, etc.


Agora encontramo-nos à espera de mais oportunidades destas para nos informarmos cada vez mais sobre as temátivas do nosso projecto. Sabemos de mais uma palestra dentro das temáticas do nosso projecto mas devido à imcompatibilidade de horários não poderemos estar presentes, palestra essa que vai ser realizada no dia 16-02-09 às 10:15 na escola secundária Tomás Cabreira e que tem como tema: "Energias renováveis: O que são os biocombustíveis de 2ª geração?".


Cumprimentos,

Grupo Verde


sábado, 24 de janeiro de 2009

Portugueses querem investir em equipamento “verde”

Um estudo mostra que 25% dos portugueses pretendem adquirir equipamentos para produzir a sua própria energia renovável no próximo ano e que estes estão prontos a investir até 3500 euros.
O bloco Energias Renováveis, “Cetelem”, conclui que um em cada quatro portugueses estão aptos a adquirir equipamentos para produzir energia “amiga do ambiente”. A preocupação ambiental é o principal motivo para esta decisão (40%) unidos com a intenção de vender a energia extra (14%). Cada um destes inquiridos declara que quer comprar o equipamento nos próximos 12 meses e que está disposto a gastar até 3500 euros. O equipamento preferencial são os paneis fotovoltaicos.


(Fonte: http://newscentermco.blogspot.com/)

Cumprimentos,
Grupo Verde

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Eco-comunidades ainda suscitam reservas aos portugueses!

Apesar da crescente expansão do conceito nos últimos anos, as comunidades humanas sustentáveis ainda dão passos tímidos em Portugal, e a maioria das pessoas parece não estar disposta a abdicar do seu estilo de vida actual. À questão «Seria capaz de abandonar a sua vida actual e aderir a uma eco-comunidade como Tamera, em Odemira?», publicada na semana passada, no AmbienteOnline, 38,1 por centos dos inquiridos respondeu que não.

No entanto, 32,5 por cento das pessoas respondeu que sim à mesma questão, o que denota uma abertura da população a novos conceitos de vida sustentável. Em 1995 o modelo de vida das eco-aldeias chegou a Portugal, através de um grupo de mais de 50 alemães, austríacos e suíços, que se instalalaram em Tamera, uma aldeia alentejana de 134 hectares perdida em Odemira, na localidade de Monte do Cerco.


Mas este modo de vida ainda oferece algumas reservas aos portugueses. 29,4 por cento das pessoas não sabe se seria ou não capaz de abandonar o seu estilo de vida actual e ir viver para uma eco-comunidade.


(Fonte: Ambiente online)
Cumprimentos,
Grupo Verde

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Habitação: certificado de eficiência energética já em vigor

Com a entrada do novo ano, entrou igualmente em vigor a obrigatoriedade de possuir um certificado de eficiência energética, sempre que se pretenda vender ou arrendar uma casa.

Conforme recorda a Rádio Renascença, o certificado, que terá de existir sempre que houver uma transacção comercial, tem de ser passado por um técnico reconhecido pela Agência para a Energia e pode chegar a custar, no caso de uma residência particular, mais de 200 euros.
«Quando houver uma transacção comercial é obrigatório apresentar a certificação, nos edifícios residenciais. Nos edifícios de serviços, o enquadramento é ligeiramente diferente», explicou, em declarações à RR, Alexandre Fernandes, director-geral da Agência para a Energia.

Depois, quem tiver um edifício ou habitação bem classificado, «A ou A+, tem, em sede de IRS, uma dedução majorada em 10%, ou seja, no crédito à habitação, os valores contraídos são majorados em 10%», acrescenta Alexandre Fernandes, que adianta: «Por outro lado, sempre que o proprietário do edifício inclua energias renováveis, 30% desse valor é dedutível à colecta em termos de IRS».

(Fonte: Jornal Digital)

Cumprimentos,
Grupo Verde

EDP, B&B e Efacec fazem parceria para explorar energia das ondas

A EDP, a Babcok & Brown e a Efacec estabeleceram hoje uma parceria para o desenvolvimento de projectos experimentais na área da energia das ondas. O consórcio Ondas de Portugal é detido em 45% pela EDP, 35% pela Enersis, e os restantes 20% pela Efacec.
Esta parceria vem na sequência do primeiro projecto comercial de energia das ondas que foi lançado hoje na Costa norte portuguesa.

Este projecto é uma “joint venture” com 77% detidos por um grupo de três promotores, EDP, Efacec e B&B (dona da Enersis), e 23% detidos pela tecnóloga escocesa Pelamis Wave Power Ltd.

O investimento total do projecto ronda os 9 milhões de euros.


(Fonte: Jornal de Negócios)

Cumprimentos, Grupo Verde

sábado, 17 de janeiro de 2009

Video - Carro eléctrico

Deixamos aqui um video muito interessante sobre a construção de um carro eléctrico, que consome por 100 km menos que 1,5 euros. Uma solução ambiciosa e possível!


Cumprimentos,

Grupo VErde

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dedução de 30% no IRS na utilização de energias renováveis

O Orçamento Estado 2008 permite aos portugueses descontar 30% das importâncias gastas com a aquisição de equipamentos novos para utilização de energias renováveis e de equipamentos para a produção de energia eléctrica e ou térmica (co-geração) por microturbinas, com potência até 100kW, que consumam gás natural, incluindo equipamentos complementares indispensáveis ao seu funcionamento, com o limite até 777€.

Antigamente, os particulares já podiam descontar até 751€, mas apenas aqueles que já tinham a casa paga, uma vez que o valor não podia ser acumulativo com o pagamento de juros e amortizações na compra da habitação.

O OE 2008 veio assim mudar esta situação, permitindo o acesso a este benefício fiscal a todos aqueles que ainda se encontram a pagar o empréstimo para a compra de habitação própria.

Os sistemas de energias renováveis permitem uma poupança de energia que paga o investimento, e com este estímulo muitas pessoas poderão vir a optar por energias renováveis que podem ser colocadas quer em vivendas como em apartamentos.

in http://www.iclei.org/

Cumprimentos,
Grupo Verde

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Temos que activar a nossa posição!

Por todo o lado como já referimos, pessoas fazem esforços no sentido de melhorar a nossa situação actual, mas infelizmente ainda há pessoas que só vêm o lucro e não pensam no ambiente que nos rodeia a todos. O Grupo Verde pergunta o porquê da “inércia” por parte da indústria automóvel em relação à produção de motores mais “limpos”, por exemplo. Este é um dos exemplos mais caricatos na nossa sociedade que nós queremos salientar.

Descobrimos que já existem várias soluções para esta temática, já é possível ter motores que consomem menos combustível e requerem menos manutenção e até alguns deles usam combustíveis “renováveis” (biocombustíveis, por exemplo). Temos aqui um exemplo desses motores.


Cumprimentos, Grupo Verde

Cartaz do Projecto - Grupo Verde



Deixamos aqui o nosso cartaz de publicação do projecto e blog que estão a ser desenvolvidos por nós. Esperemos que gostem.




Cumprimentos, Grupo Verde



sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Video - Energias alternativas

Em todo o mundo, pessoas fazem esforços para combater a crise energética e resguardar o ambiente e tu?. O Grupo Verde deixa aqui um vídeo sobre uma energia alternativa ao alcance de todos. Todos podemos contribuir para esta causa, a de proteger o Planeta.

Temos que tomar uma atitude activa e positiva nesta missão. Se unirmos os esforços, vamos conseguir...



Cumprimentos Grupo Verde

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bom Ano

O Grupo Verde deseja a todas as pessoas um feliz e próspero Ano Novo. Desejamos ainda que este ano seja um ano em que nos iremos preocupar mais com o ambiente e com o que nos rodeia, porque isso é muito importante...


Grupo Verde: Por um EcoFuturo